quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Stop Motion: A primeira técnica de animação do cinema!

King Kong (1933) Uma das maiores produções realizadas com o Stop Motion! 
Em 2005, mais uma grande produção de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis, Distrito 9, O Hobbit) abocanhava quase que sozinho todos os prêmios de efeitos especiais da época. O filme era uma nova versão de King Kong onde o próprio Jackson teve a boa ideia de manter o enredo original do primeiro filme e, de sua parte, turbinou os efeitos especiais que culminou nos prêmios já citados. Mesmo assim, o primeiro filme do gigante "Kong" e sua amada loira é considerado até hoje como uma revolução nos efeitos visuais, afinal de contas, a primeira versão era de 1933!!

Mas como era possível realizar tais efeitos em uma época onde até a palavra computador era desconhecida?

Filmes como King Kong até então usavam basicamente a mesma técnica usada em desenhos animados, o Stop Motion, que era o recurso de gravar os movimentos de um boneco quadro a quadro e depois juntados para transmitir sensação de movimento. O Stop Motion foi uma técnica tão primordial para a realização desses filmes que ele atravessou décadas na realização de personagens somente vistos em gravuras ou desenhos animados.
Eram necessários bonecos articulados e muita dedicação dos produtores da época para realizarem uma animação. Aqui, o preparo de uma cena com esqueletos para o filme Jasão e os Argonautas (1963)
A cena completamente editada e cheia de adrenalina!
Em 1963, já com a ajuda de computadores mas sem os recursos dos famosos softwares de animação de hoje, o diretor Don Chaffey resolve trazer para as telonas o clássico conto grego do rei Jasão e seus argonautas em busca do velo de ouro. Para dar vida as fabulosas criaturas desta aventura, o famoso animador Ray Harryhausen é incorporado no time de produção de artes visuais e consegue fazer um trabalho singular: Harpias, Hidras, gigantes e esqueletos contracenavam convincentemente com atores e deixando plateias boquiabertas com a magia do cinema! Tamanho foi o sucesso deste filme que em 2004, a revista britânica  Empire elegeu um de seus personagens, o gigante Talos, o segundo maior monstro criado por um estúdio cinematográfico, perdendo apenas para o "Gorilão", King Kong!

Ray Harryhausen, um dos gênios da animação tradicional com algumas de suas imortais criaturas.
Realmente o Stop Motion teve um papel importantíssimo no cinema. Até meados dos anos 70, ele fora amplamente usado em filmes que hoje, graças aos novos recursos da tecnologia, usam e abusam de efeitos especiais. Um bom exemplo é o inesquecível blindado conhecido como AT-AT, de O Império Contra-Ataca (1980). Este veículo que mais parecia um gigantesco elefante de longas pernas metalizado abria a segunda edição de Star Wars com muita força e dinamismo, contudo, se comparado com os demais veículos das novas edições da saga, é possível notar que seus movimentos eram mais "duros" e cadenciados. Mas mesmo assim, o velho blindado de Dart Vader encanta gerações até hoje.

Uma das maquinas de guerra futurísticas de Star Wars, o AT-AT. Mais uma vez, o Stop Motion deu vida e sucesso para esta imortal saga do cinema.
Talvez um dos sucessos mais recente que usou o Stop Motion tenha sido a Noiva Cadáver (2005) de Tim Burton. Foi uma obra bem detalhada e aclamada e mostrou em meio ao dominante universo moderno da animação, que o Stop Motion ainda resistia as novas tendências. Foi tão aclamado que chegou a disputar o Oscar de Animação ao lado de outros títulos mais "modernos". Ficou em segundo lugar, perdendo para outra animação feita com Stop Motion: Wallace & Gromit: The curse of the Were-Rabbit. Pelo menos a técnica de animação vencedora foi a mesma usada nos dois filmes!

Tim Burton não exitou em apostar no Stop Motion em A noiva cadáver (2005) em meio a alta tecnologia empregada nas novas animações.
Por Marcão

0 comentários:

Postar um comentário