quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jogar no PC: Uma diversão que teve muitos altos e baixos!!

Quem chegou a jogar em computadores em meados dos anos 90 sabe como as coisas eram tão diferentes comparadas com as de hoje!!

Em primeiro lugar, o sistema operacional que realmente mostrou que um computador não era coisa só para programadores foi o Windows 95. Sua aparência menos assustadora que seu antecessor, o MS-DOS provava que aquela caixa cinza de bits também servia para outras que não fosse para guardar arquivos importantes de empresas. É claro que já existiam jogos que rodavam já mesmo no MS-DOS e para se ter noção de como a tecnologia exigia pouco tamanho dos games, muitos desses jogos cabiam dentro de um disquete! Isso mesmo! Aquele disquete de 1.44MB que todo computador da época tinha.

E o Hardware?

Embora a Intel sempre tenha disponibilizado qualidade indiscutível em seus processadores, quase ninguém se importava com a velocidade do mesmo, sendo que em muitos casos, a velocidade de 750 Mhz era muito satisfatória e realmente davam conta do recado dos games da época. Hoje a faixa padrão de um processador gira em torno dos 3Ghz!! Quanto a VGA, eu me lembro que a extinta "Voodoo" era um dos itens mais cobiçados pelos gamers da época. Era um tempo onde as extintas entradas AGP em placas-mãe eram respeitadas e pareciam "salgar" mais os preços de uma "motherboard", mesmo com sua velocidade alcançando apenas 8X. As VGAs eram tão modestas que dispensavam a presença de coolers. Eram conhecidas como placas passivas. Passivas mas fizeram muita gente perder o sono em frente de grandes títulos como Doom, Quake e Half Life.

A saudosa placa Voodoo. Item muito cobiçado pelos gamers da época!
E quando a moda dos games online surgiu?

Foi um outro acontecimento que levou jogadores do mundo todo a procurar um novo tipo de complemento para seus PCs, a banda larga, que era quase inacessível para a maioria dos brasileiros por causa de seu preço. Até hoje é uma comodidade cara (Ainda mais aqui no Brasil!) e sem muita qualidade que justifique seu alto preço mas mesmo assim, quem não chegou a usar como alternativa, o velho modem discado de 56k para rodar uma partida de Quake 3 e mais ainda, quando o Counter Striker surgiu? Lembro-me até hoje que os melhores dias para tentarmos jogar um jogo online desse jeito era no final de semana e a noite, já que as tarifas telefônicas são mais baixas nesse período. Também existia o perigo de alguém apanhar o telefone e fazer com que a conexão cai-se... Eram realmente uma aventura jogar no PC!!

Hoje as coisas mudaram! Existem Hardwares extremamente poderosos e planos de banda larga para escolher, fora que o patamar dos games subiu muito em relação aos primeiros, mostrando que o PC atravessou uma época de grandes mudanças, se transformando numa das melhores plataformas para jogar. Mas nem todo mundo tem noção do "bate-fundo" que era poder fazer isso!!
Por Marcão

0 comentários:

Postar um comentário