segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Steam OS: Será que dessa vez o Linux desencanta nos games?

Steam OS: Será que dessa vez o Linux desencanta nos games?

Essa é a pergunta que os aficionados por jogos em PC vem se fazendo a dias!

O Steam OS será um sistema operacional baseado em Linux e pelo o que a própria Steam vem rezando, os "PC Gamers" terão uma alternativa a mais para poderem rodarem seus games preferidos que não seja no Windows. Isso sem contar que, como todos nós sabemos, em se tratando de uma "distro" Linux, o sistema será totalmente gratuito! Promessa demais ou realidade a caminho?

Uma coisa eu posso dizer: o jogo quando "Nativo" para Linux parece rolar até melhor que na plataforma de Bill Gates!! Não acredita? É só lembrar que alguns clássicos da ID Software conseguiram uma boa aceitação pelos gamers usuários de Linux. E quais eram esses jogos? Doom 3, Quake 4 e mesmo o irmão mais velho, Wolfenstein que para meados dos anos 90 fizeram muito sucesso. Contudo o Linux era um "SO" bem mais complicado de se entender do que hoje. Mesmo assim, com um pouco de perseverança e uma ajuda das desenvolvedoras de jogos (Esta deve ser o "calcanhar de Aquiles" para o Linux rodar bem um game) era possível ter uma boa jogabilidade no "Pinguim" de Linus Torvarlds, criador do Linux.

Mas ai você pode perguntar sobre o Wine, um dos mais famosos aplicativos que consegue abrir a maioria dos programas feito pela Microsoft e até jogos feitos para o Windows. No pouco de experiencia que tive com o Linux, posso dizer que ele é funcional sim, mas existe uma certa limitação em jogos! Principalmente em se tratando de jogos pesados. Existe uma tremenda queda de FPS quando o Wine é usado e mesmo usando os hardwares mais potentes, é notável como um jogo roda diferente nos dois sistemas operacionais! O Wine ajuda mas não pode fazer milagres e talvez o Steam OS esteja chegando para por um ponto final nesse debate. Afinal de contas, um dos games disponíveis na Steam para Linux é o Metro Last Light e todos se lembram que a primeira versão deste game era pesadíssima para o Windows. Imagine para o Linux!

Claro que muita gente pode estar citando nomes importantes de games que a Steam não esta disponibilizando como Call of Duty e Battlefield e realmente, se títulos como esses chegarem a rodar no Steam OS, ai pode se dizer que o Windows tem um rival que intimida, pois se levarmos em conta que o Linux possui uma das conexões mais seguras que existe, aliado ao fato de ser um software livre, uma nova era no mundo dos games online surgiria.

Por enquanto, somente a versão beta do Steam OS esta disponível para download e já é bom dizer que, para usar este sistema, você terá que formatar seu HD, portanto, só instale se tiver certeza que não ira precisar de um arquivo guardado no mesmo.

Da minha parte? Bem eu sempre curti Linux! Sua internet sólida e segura é talvez para min, o grande trunfo dessa plataforma e só não o uso por causa da limitação em jogos que ele sofre. Programas não são o problema, existem vários editores de texto, de imagem e até alguns editores de vídeo que conseguem segurar o "baque". um dos mais eficazes é o Kdenlive e tem também um famoso editor de áudio que todo mundo conhece mas talvez não saiba que ele era um programa criado no Linux, o Audacity!!

Mas agora que jogos como Dota 2, Amnesia e o já citado Metro Last Light já estão prontos para rodarem no "Pinguim", parece que minha "migração" para esta plataforma não esta muito longe!!

                                                                                                                                                Por Marcão

0 comentários:

Postar um comentário